17 OUT 2023

Semana da Criança nos HUs da UEPG tem atividades lúdicas, presentes e diversão

“1, 2, 3 e… já!”. O comando simples, repetido sem cessar pelo pequeno paciente, mobilizou todos que estavam na sala de espera do Ambulatório Universitário Amadeu Puppi. Sobe na escada, desliza pelo escorregador. Nos olhos, o encanto de ver os personagens preferidos, os balões coloridos, o presente recebido. A simplicidade da alegria de ser criança representa o clima das atividades da Semana das Crianças nos Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde, de 09 a 13 de outubro, aconteceram ações recreativas, distribuição de presentes, lanches especiais, música e palhaços.

A programação teve início no Ambulatório Universitário, onde acontecem consultas de especialidades pediátricas. Cerca de 150 crianças passaram por ali na segunda, terça e quarta-feira e saíram com sorrisos nos rostos. Além do lanche preparado pela equipe de Nutrição e Dietética dos HUs, com suco de melancia, sanduíche natural e jujubas, as crianças ganharam bolinhas de sabão e balões coloridos. Em cada dia, uma atividade diferente movimentou as tardes no Ambulatório: na segunda, os palhaços do projeto Palhaçoterapia UEPG, que reúne alunos dos cursos da área da Saúde para trabalhar atividades de humanização, levaram alegria e descontração. Na terça, foi dia do Cabelo Maluco, e as crianças saíram com as cabeças coloridas; e na quarta, foi a vez do Homem Aranha surpreender os pequenos fãs, posar para fotos e fazer esculturas com balões.

No Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai-UEPG), os pequenos internados ganharam cardápio especial em todas as refeições dos dias 11 e 12, com direito até a cupcake, milkshake e lanche de fast food, tudo dentro da dieta aprovada para cada paciente. A cada horário de refeição, uma surpresa diferente – e deliciosa.

O Palhaço Picolé, junto com a equipe da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, agitou a tarde de quarta-feira no Humai. Na quinta (12), Dia das Crianças, uma programação especial foi preparada pela equipe da Brinquedoteca, com karaokê, oficina de massinha e dança. Para fechar a semana, a Banda Casa Cantante levou o repertório infantil a quem estava internado na sexta-feira (13).

“A gente veio para trazer um pouquinho de alegria e acalanto para as crianças que estão aqui internadas”. Como conta a Secretária de Família e Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, os brinquedos foram adquiridos através do Selo Social, iniciativa que visa a responsabilidade social no município, e da Superintendência de Ação Social do Paraná. “É tradicional dentro da Secretaria levar um pouquinho de conforto e de alegria para as crianças, em especial aquelas que estão em uma situação mais vulnerável”, conta. Por isso, a equipe toda da Secretaria vestiu fantasias e se preparou para levar diversão e carinho, unindo-se às equipes do Humai na atividade. “A gente vê o quanto a equipe daqui também é esforçada e se dedica às crianças. Todo mundo está elogiando o trabalho”, enaltece a Secretária.

Em quase uma semana de internamento por conta de uma apendicite, Ramon, de 10 anos, já estava um pouco cansado de ficar no hospital. “Foi bom, porque meu filho se animou muito com as atividades e com o palhaço”, conta o pai, Rosaldo Ferreira. Ele comemorou ainda a recuperação dos pacientes mais graves, que tiveram uma injeção de ânimo com as atividades humanizadas.

“Essas atividades trazem à tona a sensibilidade com que os pacientes são acolhidos e o cuidado com as crianças, em especial nessa semana”, diz a diretora-geral dos HUs, professora Fabiana Mansani. “O objetivo era trazer alegria tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes, as famílias. Esse momento de dor e de cuidado com a saúde pode ser menos difícil e pesado”. A diretora agradeceu, ainda, a parceria com a Associação Amigos do HC, que viabilizou a aquisição dos brinquedos, balões e demais materiais.

Mundo de fantasia

Funcionários dos Hospitais foram incentivados a vestir fantasias e/ou adereços durante toda a semana. Quem não se sente mais tranquilo quando percebe que vai ser atendido por um super-herói ou princesa dos contos de fadas? Na quinta-feira, uma legião de Minnies fazia par com a pequena Kherollyn, internada na Clínica Pediátrica.

Unanimidade, mesmo, entre as crianças, é o super-herói favorito: o Homem Aranha. O personagem combina bem com o técnico de enfermagem Roger Camargo, que não precisa nem de fantasia para chamar a atenção dos pacientinhos. Os desenhos caprichados nos acessos venosos e as brincadeiras e simpatia nos atendimentos cotidianos fazem ganhar o coração das crianças; tanto que muitos dos bichos de pelúcia preferidos são rebatizados depois da passagem pelo Humai e ganham um nome em comum: Roger.

“Eu sempre coloco toda criança como se fosse um dos meus irmãos”, conta. Ele cresceu rodeado por crianças: é o sétimo filho, e tem mais seis irmãos mais novos. Aí a referência para cada idade atendida fica fácil: é só lembrar dos gostos de cada irmão ou irmã mais novos. “O mais importante é a conversa. Eles não conhecem; olham para a gente de jaleco branco e se assustam”, explica. “Quando pegam confiança, a gente cria um vínculo”. Até procedimentos dolorosos ficam mais fáceis: o pedido de desculpas no final é respondido com um “Tá desculpado, tio”.

O Otávio, de três anos, adora balões e personagens, especialmente o Homem Aranha. Quando viu o herói na sala de espera do Ambulatório, não teve dúvidas: esticou os braços e pediu colo, na mesma hora. Para a mãe, Ellen Cristina da Rosa Nascimento, as atividades ajudam a distrair e manter felizes as crianças, mesmo em meio a doenças, consultas, esperas e procedimentos. “Ele vai precisar tomar remédios e fazer tratamento pelo resto da vida. Já está se acostumando com o ambiente hospitalar. Então, que seja mais leve”.

Texto e fotos: Aline Jasper
As fotos que retratam crianças foram autorizadas pelos familiares e/ou acompanhantes.

Confira mais fotos no site da UEPG.