MATRÍCULA DE VAGAS REMANESCENTES EDITAL 01/2022 COREMU
CLIQUE AQUI

RESIDÊNCIAS

O HU-UEPG dispõe de residências médicas, uniprofissionais e multiprofissionais. Para ver os detalhes, clique na lista abaixo na residência desejada

  • Residências Médicas

    • Nenhuma informação disponível
    • Nenhuma informação disponível
    • Nenhuma informação disponível
    • Nenhuma informação disponível
    • Nenhuma informação disponível
    • Nenhuma informação disponível
    • Nenhuma informação disponível
    • Nenhuma informação disponível
    • Nenhuma informação disponível
    • Nenhuma informação disponível
  • Residências Uniprofissionais

    • Com início em 2016, o Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HU/UEPG tem a duração de três anos, com uma carga horária semanal de 60 horas, totalizando 8.640 horas, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, sob a forma de treinamento em serviço na área da Odontologia.

      Durante a formação, são desenvolvidas atividades teórico-práticas nas dependências do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG-UEPG) e no Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI), bem como no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa, oportunizando ao residente o atendimento de traumas faciais, deformidades faciais, reconstruções dento-alveolares, patologia oral, cirurgia oral, infecções de origem odontogênica, distúrbios da articulação temporomandibular e complicações em cirurgia odontológica, dentre outros procedimentos. O programa oferece ainda interação com os graduandos em Odontologia da UEPG no tratamento de casos complexos na área de Cirurgia Dento-alveolar.

      Nosso objetivo é formar profissionais de saúde aptos a trabalharem em equipes multiprofissionais e qualificados para o exercício da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, com visão humanista, reflexiva e crítica, fundamentado no rigor científico, intelectual e em princípios éticos, sendo conhecedores e capazes de atuar com competência na área específica de formação nos diferentes cenários da rede de saúde.

      Coordenadora do Programa: Profa. Dra. Luciana Dorochenko Martins

    • A residência em Enfermagem na área Obstétrica visa o desenvolvimento de competências que instrumentalize o enfermeiro para a atuação qualificada à mulher no ciclo gravídico-puerperal. Nesse contexto, busca aprofundar o conhecimento técnico científico na enfermagem obstétrica na atuação frente ao pré-natal, parto, puerpério, cuidados imediatos e mediatos ao recém-nascido e aleitamento materno.

      O residente será formado e instrumentalizado para atuar na atenção à saúde materna tendo como prática a interdisciplinaridade articulada e mediada pelo SUS. O conhecimento dos procedimentos deverá envolver não somente aspectos científicotecnológicos avançados, mas também articulação com aspectos sociais, culturais, econômicos e psicológicos da gestante, parturiente e/ou puérpera.

      O programa possui duração de 2 anos, com carga horária total de 5.760 horas, com atividades teóricas e práticas, distribuídas em 60 horas semanais, sob regime de dedicação exclusiva. Todas as vagas são destinadas a enfermeiros.

      Coordenadora do Programa: Profa. Ms. LaryssaDe Col Dalazoana Baier

    • Logo do programa de Residência em Epidemiologia e Controle de Infecções

      O Programa de Residência Uniprofissional em Epidemiologia Hospitalar e Controle de Infecções iniciou suas atividades em 2020, com vagas aos profissionais graduados em Enfermagem, com uma carga horária total de 5.760 horas, distribuídas em estratégias educacionais teóricas, práticas e teórico-práticas.

      O programa busca formar um profissional capaz de atuar como epidemiologista e controlador de infecção nos serviços de saúde e agregador de áreas em comum, que envolvem programas de prevenção, promoção e controle de eventos relacionados à assistência à saúde. Além disso, busca o desenvolvimento de competências para a realização da vigilância epidemiológica, promoção de educação continuada para os profissionais que atuam diretamente na Assistência bem como com a equipe multidisciplinar inserida na realidade institucional e social, troca de conhecimento entre as equipes nas discussões clínicas, dentre outros.

      Os residentes têm como cenários de prática o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG-UEPG), o Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAIUEPG) e a 3ª Regional de Saúde.

      Coordenador do Programa: Profa. Dra. Maria Dagmar Rocha

  • Residências Multiprofissionais

    • O Programa de Residência Multiprofissional em Intensivismo iniciou suas atividades em 2017, voltado a profissionais das seguintes áreas do conhecimento da saúde: enfermagem, farmácia, fisioterapia, análises clínicas, serviço social e odontologia. O Programa apresenta um total de carga horária de 5.760hs, distribuídas em estratégias educacionais teóricas, práticas e teórico-práticas. As atividades dos residentes são acompanhadas por preceptores, profissionais das áreas contratados pelo Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, e por tutores, professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

      Os residentes, durante o primeiro ano, realizam atividades teórico-práticas em outras unidades hospitalares e de atenção à saúde, compactuadas com o HU, em toda região dos Campos Gerais. No segundo ano, os residentes podem ainda realizar estágio optativo em algum centro de atenção ao paciente crítico, voltado para a área da Terapia Intensiva.

      Coordenador do Programa: Prof. Ms. Guilherme Arcaro

    • A residência multiprofissional em neonatologia teve início no ano de 2017 e conta com 11 vagas, abrangendo as seguintes profissões: Enfermagem, Farmácia (Análises clínicas), Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social.

      Desde agosto de 2020, o Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa assumiu a administração do Hospital da Criança, atualmente nomeado Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI), uma estrutura focada no atendimento materno-infantil, onde a grande maioria das atividades da residência em Neonatologia acontecem. Além das estruturas que o HU-UEPG dispõe, as atividades também acontecem na atenção básica e instituições parceiras do município.

      Durante os dois anos de residência, os profissionais residentes terão a oportunidade de atuar em unidade de terapia intensiva neopediátrica, berçário, enfermarias clínica e cirúrgica, além da possibilidade do acompanhamento materno- infantil pré e pós-parto.

      O egresso do programa será um profissional capaz de transitar por toda a rede prestando serviços de excelência de forma humanizada, desde a atenção básica até a alta complexidade, com grande capacidade de integração interdisciplinar.

      Coordenadora do Programa: Me. Débora Melo Mazzo

    • Com início em 2017, a Residência Multiprofissional em Reabilitação é ampla, pois, além de proporcionar a formação de profissionais qualificados às exigências do SUS, possibilita a construção coletiva de soluções aos problemas que acometem a população, preenchendo uma lacuna na região dos Campos Gerais.

      As atividades deste programa são desenvolvidas em diversas fases da reabilitação, contemplando vários cenários de prática, tanto durante o internamento hospitalar até o acompanhamento ambulatorial.

      Dentro dos 2 anos de formação os residentes participam de Programas Multiprofissionais de Reabilitação Cardíaca, Neurológica, Ortopédica, Pulmonar e de Dor Crônica Ambulatoriais, atuam nos setores de internamento do Hospital Universitário, além de outras atividades específicas de cada profissão. Somado a isso, o programa conta com parcerias com instituições do município de Ponta Grossa, oportunizando aos residentes vivenciar a prática em diferentes esferas de atuação. A carga horária total é de 5.760 horas, com atividades práticas e teóricas, cumpridas em 60 horas semanais, com ingresso anual de profissionais das áreas de serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia e educação física.

      Coordenadora do Programa: Profa. Me. Gabriele Alves de Paula Chemin

    • O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso do HU-UEPG foi implantado em 2014 com o intuito de formar profissionais especialistas no cuidado da pessoa idosa, com competências técnica e científica para atuar em equipes multidisciplinares na perspectiva da interdisciplinaridade, pautados nos princípios do SUS, com aprimoramento das competências específicas das profissões.

      Esta residência abarca a gestão em rede de atenção à saúde quanto à pessoa idosa, por meio da integralidade da atenção primária, secundária e terciária, processo de referência e contrarreferência, conhecimentos da clínica, urgência e emergência, unidade de terapia intensiva, cirurgia, epidemiologia e controle de infecção relacionada aos serviços de saúde.

      As atividades são desenvolvidas nas dependências do Hospital Universitário, vinculado à rede pública de saúde do município de Ponta Grossa, Paraná, além de outros cenários de prática, como Instituições de Longa Permanência para Idosos, Unidades Básicas de Saúde, dentre outros. Em todos os campos, busca-se fomentar o ensino, pesquisa e extensão no processo de aprendizagem, com vistas ao cuidado integral da pessoa idosa.

      O programa oferece vagas nas áreas da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social, com duração de dois anos e regime de tempo integral, com dedicação exclusiva.

      Coordenadora do Programa: Profª. Drª. Jacy Aurelia Vieira de Sousa

    • O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RMSM) do HU-UEPG constitui-se na modalidade de pós-graduação lato sensu, como ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos, voltado às profissões de enfermagem, psicologia e serviço social.

      Os principais objetivos da RMSM são desenvolver conhecimentos e habilidades consistentes e atualizadas em Saúde Mental para o exercício da atividade profissional deforma reflexiva, transformadora e ética; contribuir para a atuação com autonomia e em colaboração com outros profissionais na promoção e manutenção da saúde por meio da integração da assistência de ensino, pesquisa, extensão e gestão; promover a participação e o controle social, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

      Os residentes multiprofissionais em Saúde Mental têm como cenários de prática a Rede de Atenção Psicossocial e a Unidade de Pronto-Atendimento Santana do município de Ponta Grossa/PR; a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Carambeí; o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG-UEPG) e Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI-UEPG).

      Coordenadora do Programa: Profa. Dra. Lislei Teresinha Preuss

    • A Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência teve início no ano de 2018 com o objetivo de atender às necessidades de saúde da população dos Campos Gerais e região, por meio do binômio ensino e serviço ancorado em teoria e prática de acordo evidências científicas e os princípios do SUS. Os residentes egressos do programa são nacionalmente reconhecidos como profissionais de pensamento crítico e reflexivo, competência técnica, conhecimento científico, habilidade em trabalhar em equipe, visão humanística e integral do cuidado em saúde.

      As atividades do Programa contemplam os diversos cenários de prática da rede de Urgência e Emergência, desde o pré-hospitalar até as unidades hospitalares. Para as práticas assistenciais, o Programa conta com instituições parceiras e atua em campos de estágio como o SAMU, SIATE, Hospital Santa Casa, Unidade de Pronto Atendimento e nos vários setores do Hospital Universitário da UEPG.

      O Programa de residência desenvolve atividades teóricas, práticas, de pesquisa e de extensão. O raciocínio clínico e social é construído através da discussão de caso, simulação de atendimento e ensino em serviço. A habilidade em trabalhar de forma interdisciplinar é desenvolvida nos diversos cenários de ensino e no contato com trabalhadores, preceptores e gestores de diferentes áreas de formação. O programa contempla as profissões da enfermagem, fisioterapia, farmácia, análises clínicas e serviço social.

      Coordenador do Programa: Prof. Dr. Erildo Vicente Muller


Legislação vinculada aos programas de residência em área profissional da saúde (multiprofissional e uniprofissional)


Maiores informações sobre legislação podem ser obtidas diretamente no site das Residências Multiprofissionais em Saúde do MEC (http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional)

 

Leis

Leis Ementa Situação
Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005 Institui a Residência em Área Profissional de Saúde e cria a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS. Vigente (vincula-se com a Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011)
Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995. Altera a legislação do imposto de renda das pessoas físicas e dá outras providências (isenta do imposto de renda as bolsas de estudo e de pesquisa caracterizadas como doação, quando recebidas exclusivamente para proceder a estudos ou pesquisas e desde que os resultados dessas atividades não representem vantagem para o doador, nem importem contraprestação de serviços) Vigente (vincula-se à Lei nº 12.871/2013)

 

Portarias

Portarias Ementa Situação
Portaria Interministerial nº 1.320, de 11 de novembro de 2010 – pg 1 e 2 Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS. Vigente (alterada pela Portaria Interministerial nº 16, de 22 de dezembro de 2014 – pg 1 e pg 2)
Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009 Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde e institui o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Vigente (alterada pela Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.224, de 3 de outubro de 2012)

 

Resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS

Resolução Ementa Situação
Resolução Nº 2, de 27 de dezembro de 2017

Dispõe sobre a transferência dos profissionais residentes de Programas de Residência em Área Profissional da Saúde no Brasil”, no Portal do MEC em “Legislação Específica

   Vigente
Publicada no Diário Oficial da União

Resolução CNRMS nº 01 de 21 de julho de 2015

Dispõe sobre a organização, o funcionamento e as atribuições da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) das instituições que ofertam programas de residência em área profissional da saúde na modalidade multiprofissional e uniprofissional

Vigente (revogou Resolução CNRMS nº 02, de 04 de maio de 2010)

Resolução CNRMS nº 5, de 7 de novembro de 2014

Dispõe sobre a duração e a carga horária dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional e uniprofissional e sobre a avaliação e frequência dos profissionais de saúde residentes

Vigente (revoga a Resolução CNRMS nº 03, de 04 de maio de 2010 – pg 1 e 2)

Resolução da CNRMS nº 3, de 16 de abril de 2012

Dispõe sobre a data de início dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, preenchimentos de vagas e desistências.

Vigente

Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012 – pag 24 e 25

Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde

Vigente

Resolução CNRMS nº 3, de 17 de fevereiro de 2011

Dispõe sobre licenças, trancamentos e outras ocorrências de afastamento de profissionais da saúde residentes.

Vigente

 

Despachos orientadores da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS

 

Precisa de mais informações? Entre em contato com a Direção Acadêmica (DAC) através do telefone (42) 3311-8370.