18 OUT 2023

HU-UEPG adquire equipamentos de tecnologia de ponta para o Centro Cirúrgico

O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) agora conta com mais tecnologias de ponta para o atendimento aos pacientes. O Centro Cirúrgico recebeu duas torres de videocirurgia e seis videolaringoscópios, com investimento total de mais de R$ 900 mil. Os equipamentos de última geração permitem realizar cirurgias menos invasivas, por videolaparoscopia, e tornar mais seguro e preciso o procedimento de entubação.

Torres de Videocirurgia

Com custo unitário de cerca de R$ 445 mil, as torres já estão em uso no Centro Cirúrgico. “É um investimento para melhoria do parque tecnológico do Centro cirúrgico”, aponta a diretora-geral dos HUs, professora Fabiana Mansani. “As duas novas torres de vídeo de alta tecnologia podem ser usadas principalmente pelos procedimentos que envolvem cirurgia geral e ortopedia”.

Compostas por conjunto de equipamentos utilizados para visualizar órgãos ou cavidades corporais com uso de uma câmera de vídeo acoplada a um sistema ótico, as torres são utilizadas para cirurgias por videolaparoscopia. “A cirurgia por vídeo é considerada minimamente invasiva e traz vários benefícios aos pacientes”, explica o chefe da Seção de Material Médico e Tecnovigilância  do HU, Roni Rodrigues.

Esse tipo de procedimento diminui o trauma cirúrgico, traz menos dor e menor chance de complicações depois da operação e diminui o tempo de internação hospitalar. “Tem uma efetividade muito maior no tratamento e recuperação, se comparada com a cirurgia tradicional, que é aquele corte extenso feito nos pacientes”. Com imagens em alta resolução, os novos equipamentos facilitam, ainda, a visualização dos órgãos internos durante a cirurgia, aumentam a precisão dos procedimentos e diminuem as chances de erro.

Videolaringoscópios

Com a aquisição de seis videolaringoscópios, totalizando cerca de R$ 84 mil, o procedimento de entubação se torna mais seguro e preciso. O HU é o único hospital que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a dispor desse equipamento na região dos Campos Gerais.

Os dispositivos já estão disponíveis para as equipes do Centro Cirúrgico. “É uma tecnologia nova, que nenhum hospital do SUS tem aqui na nossa região”, enaltece a professora Fabiana. Como explica a diretora, o videolaringoscópio permite fazer o procedimento através de uma imagem de vídeo, deixando mais exato o procedimento e facilitando nos casos em que há dificuldade para entubar. Com os equipamentos, prevê-se um aumento na taxa de sucesso de entubação, redução no tempo dos procedimentos e diminuição da força exercida.

Na entubação orotraqueal, um tubo é inserido desde a boca da pessoa até a traqueia, para manter uma via aberta até o pulmão, conectar a um ventilador mecânico e substituir a função dos músculos respiratórios, empurrando o ar para os pulmões. O procedimento é indicado para pacientes que não conseguem respirar sozinhos e precisam do suporte de ventilação mecânica por um tempo prolongado.

Quando há lesões ou fatores anatômicos que dificultam a visualização da traqueia, entra em cena o videolaringoscópio. Como explica o diretor técnico do HU, Ricardo Zanetti Gomes, o equipamento amplifica a visão da garganta do paciente. “No momento de pôr a cânula dentro da traqueia, o profissional consegue enxergar melhor e diminui a probabilidade de erro no procedimento”. Em tempo real, o equipamento mostra em um monitor de vídeo as vias aéreas do paciente, por meio de uma câmera em sonda, que alcança a região das cordas vocais, por onde deve passar o tubo. Com isso, é possível realizar a entubação com segurança, mesmo em casos de vias aéreas comprometidas ou desafiadoras.

Texto e fotos: Aline Jasper