09 NOV 2023

HU realiza capacitações de primeiros socorros para professores e servidores da UEPG

Cada minuto faz a diferença, em uma situação de emergência. Com o objetivo de capacitar professores e servidores da Universidade Estadual de Ponta Grossa, os Hospitais Universitários realizam treinamentos de primeiros socorros nos departamentos e colegiados dos cursos de graduação. O projeto é desenvolvido pela Diretoria Acadêmica dos HUs, com residentes multiprofissionais do programa de Urgência e Emergência.

Como explica o professor Edmar Myoshi, diretor acadêmico dos HUs, é importante saber o que fazer e como reagir a situações de emergência. “A ação rápida pode salvar vidas ou reduzir o risco de sequelas”. Por enquanto, estão acontecendo três capacitações: engasgo, paradas cardiorrespiratórias e crises convulsivas. O professor conta que já estão sendo preparados outros assuntos, a partir das demandas da comunidade acadêmica.

Já foram realizados 17 treinamentos, desde setembro. A previsão para início da segunda etapa das capacitações, sobre paradas cardiorrespiratórias, é no início de dezembro.

O professor Edmar destaca que é importante, além do conhecimento das manobras e técnicas de primeiros socorros, que os professores e servidores saibam como agir em situações de urgência e emergência, sejam estes dentro da Universidade ou em outros espaços. “A primeira coisa a ser feita é ligar para o serviço do Samu”, orienta. O Samu é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo telefone 192.

O projeto também ajuda a ampliar as atividades dos Hospitais na Universidade. “Durante as reuniões, também estamos fazendo o convite para que os cursos de graduação possam conhecer os Hospitais e realizar atividades, como projetos de pesquisa e extensão. É uma forma de aumentar mais ainda o laço entre HUs e UEPG”, conta Edmar. O projeto de extensão conta com cerca de 40 alunos de graduação e pós-graduação e constitui também uma equipe para fazer treinamentos, capacitações e campanhas em datas comemorativas.