23 JUN 2022

Curso de atualização para preceptores do HU-UEPG aborda educação em serviços de saúde

O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) realizou, na tarde desta quarta-feira (22), mais uma etapa do Curso de Atualização em Preceptoria. Os servidores das áreas da saúde se reuniram no auditório para debater sobre educação nos cenários de prática, na educação permanente e em serviços de saúde. A ação faz parte do constante trabalho da instituição em manter os profissionais atualizados, em busca de oferecer uma formação de qualidade a residentes e estagiários. As ações são promovidas pela Direção Acadêmica do HU.

As professoras Claudia Biancato e Cristina Fadel ministraram a palestra, que buscou refletir junto aos participantes sobre possibilidades de aprendizagem em ambientes de saúde. “A atividade é justamente para pensar se o cenário está possibilitando a aprendizagem e sobre como trabalhar com a educação permanente com os residentes”, explica Claudia.

A professora é parte do Núcleo de Educação Permanente do HU e explica que os preceptores podem contribuir para que os residentes tenham um rico campo de aprendizagem dentro do Hospital. “Aqui, o residente vive o viés da assistência e o da educação, ambos convergem para a melhor assistência do paciente. É por isso que estamos buscando a reflexão das práticas hoje, para que melhore cada vez mais o nosso processo de trabalho”, finaliza.

O grupo se reunirá a cada duas ou três semanas para discutir temas aprendidos no módulo on-line. A organização do curso ainda pretende abrir novas turmas do curso nos próximos meses.

Texto e fotos: Jéssica Natal