24 JUN 2022

Servidores do Humai-UEPG realizam curso sobre segurança do paciente

O Hospital Universitário Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) terminou a semana com curso de capacitação sobre segurança do paciente aos servidores. As atividades, promovidas pela Direção Acadêmica do Hospital, aconteceram nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), no auditório do Humai, de forma aberta à equipe multiprofissional.

Além dos aspectos gerais da segurança do paciente, os assuntos abordados foram a cultura de segurança, eventos adversos e a correta notificação. “O objetivo é orientar as equipes multiprofissionais sobre a segurança do paciente, sensibilizar para a cultura de segurança e incentivar a participação ativa para a notificação de eventos adversos e circunstâncias de risco relacionados a segurança do paciente”, explica a enfermeira da segurança do paciente Humai, Maria Karina Hartman, uma das palestrantes. “O objetivo é manter as equipes multiprofissionais atualizados e participantes dos processos de aprendizado e melhorias da assistência à saúde”, completa.

A capacitação é uma das ações institucionais dos Hospitais da UEPG, que trabalham constantemente pela segurança e atendimento de qualidade aos pacientes. O coordenador do setor de Farmácia do HU e Humai, professor Edmar Miyoshi, também ministrou a palestra e destaca que o conteúdo demonstrou a importância dos protocolos existentes na atividade diária do profissional. “Reforçamos a importância de tornar os atendimentos cada vez mais seguros aos pacientes, pois este é um tema que deve ser constantemente abordado, já que o Hospital deve ser um local seguro para todos”, finaliza.

Texto e fotos: Jéssica Natal