19 DEZ 2022

HU-UEPG doa insumos para Rede Feminina de Combate ao Câncer 

Nesta sexta-feira (16), o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) fez a doação de um lote de insumos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ponta Grossa (RFCC-PG). Foram entregues luvas cirúrgicas e espéculos, instrumentos necessários para realizar exames ginecológicos, cirurgias e coleta de amostras do colo uterino. 

Desde março de 2022, a UEPG tem uma parceria oficial com a instituição filantrópica. A iniciativa garante campo de atuação a estudantes e professores que prestam serviços de saúde para a comunidade atendida pelo grupo, principalmente pacientes do SUS e pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. 

Com ajuda de doações, a Rede Feminina mantém em funcionamento a Clínica Solidária, com consultórios ginecológicos, oncológicos, de fisioterapia, psicologia e odontologia, além de uma sala de aula para estudantes e professores da UEPG. 

“Os atendimentos prestados pelo Hospital Universitário referenciam principalmente ginecologia e oncologia. Boa parte é feita pelos professores de Medicina que contam também com os residentes de Ginecologia e Obstetrícia. Por meio disso, conseguimos suprir alguns insumos para os residentes atenderem”, explica a diretora geral do HU-UEPG, Fabiana Postiglione Mansani. 

O médico ginecologista Gilmar Alves do Nascimento considera a ajuda muito bem-vinda. “A Rede vive de doações e, como temos a parceria com a Universidade, isso facilita para ambos. Oferecemos nossa cooperação e espaço para os acadêmicos formandos e residentes e a UEPG contribui para que tenhamos insumos para trabalhar. É o tipo de parceria que dá certo e estamos muito gratos”, afirma. 

A Rede Feminina tem mais de 60 anos de história em Ponta Grossa, com trabalho pioneiro em coleta de exames de prevenção do câncer de colo uterino. A RFCC atende atualmente cerca de 280 pacientes de Ponta Grossa, além de usuários de outras cidades, os quais variam de acordo com o tratamento.

A coordenadora administrativa da instituição, Stela Binotto Ribas, lembra que qualquer pessoa pode ajudar a instituição com doações e, assim, contribuir com o atendimento de qualidade. “Aceitamos todo o tipo de doação como alimentos, leite e o suplemento especial Ensure, usado durante o tratamento do paciente oncológico. Os valores em dinheiro também nos ajudam a cobrir os custos com alimentação, medicamentos, fralda, cestas básicas, exames laboratoriais e tudo que o paciente e sua família precisam”. Os contatos podem ser feitos diretamente pelo telefone (42) 3224 1273.

Texto e fotos: Sandrah Souza Guimarães