Hospitais da UEPG formam 10ª turma de Residentes Médicos e 9ª turma de Residentes Multiprofissionais

Hospitais da UEPG formam 10ª turma de Residentes Médicos e 9ª turma de Residentes Multiprofissionais

A noite de terça-feira (20) foi de comemorações, no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os Hospitais Universitários (HU-UEPG) formaram 68 profissionais, em sua 10ª turma de Residentes Médicos e 9ª turma de Residentes Uni e Multiprofissionais.

“Para quem caminha ao encontro do sol, é sempre madrugada. Que vocês, novos profissionais residentes formados pela UEPG, transformem suas vidas em uma permanente madrugada”. Com o desejo, baseado em um poema de Helena Kolody, o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto encerrou a solenidade que marca o fim de um ciclo árduo de estudos e de prática profissional. O reitor destacou o crescimento exponencial dos Hospitais Universitários, que deve ser traduzido em atendimento à população, que ajuda a custear o serviço público com o pagamento de impostos. “É com esse sentimento de criar espaços para a formação de pessoas e de criar assistência para nossa população que a UEPG assume novos desafios e novas unidades hospitalares”, enfatizou. “Nunca deixem de lutar para que essa união entre a UEPG e o HU seja cada dia mais forte. Viva a Universidade Pública! Viva o SUS!”.

A professora Fabiana Postiglione Mansani, diretora geral dos HUs, enfatizou a importância dos hospitais no cenário local e estadual. “É hoje o segundo Hospital Universitário do Paraná em número de leitos e em número de atendimentos, exclusivos do Sistema Único de Saúde, sendo referência para 1,1 milhão de habitantes, distribuídos em três Regionais de Saúde e totalizando 28 municípios em abrangência”, descreveu. “Esse crescimento exponencial da atenção em saúde assumido pela UEPG tem reflexos positivos para a comunidade, com grande impacto na formação do futuros profissionais, uma das missões dos nossos HUs”.

As residências são pós-graduações na modalidade de ensino-serviço, com regime de horário integral e dedicação exclusiva (60 horas semanais), com bolsa no valor de R$ 4.106,09. O HU-UEPG recebe residentes de todo o país nas modalidades de Residência Médica e Multiprofissional. Na Residência Médica, os alunos podem se especializar nas áreas de Anestesiologia; Cirurgia Vascular; Clínica Médica; Endoscopia; Medicina Intensiva; Neurologia; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica; e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Nas residências multiprofissionais, são nove programas: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Enfermagem Obstétrica; Epidemiologia e Controle de Infecções; Intensivismo; Neonatologia; Reabilitação; Saúde do Idoso; Saúde Mental; Urgência e Emergência. Participam das residências em saúde no HU-UEPG profissionais graduados em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Dedicação

A linha de chegada das residências em saúde é repleta do sentimento de realização. Para Nelson Brol Schoemberger, orador em nome dos residentes médicos, a dedicação aos anos de trabalho e de estudo tem um objetivo: os pacientes que atendeu e ainda vai atender. “Todos esses anos, esses dias de aprendizado, as horas dedicadas, o sono perdido, os momentos bons e os momentos ruins também, tudo que passamos tem como ponto final o paciente, pois é ele que buscamos curar, e quando a cura for inatingível, buscamos ajudar, confortar e aliviar o sofrimento”, disse. “A residência ensina muito mais do que ciência, ela ensina humildade, carinho, paciência e dedicação. Espero que todos saiam daqui com esses valores em mente e que continuem sendo excelentes profissionais, levando à frente o ensino que o nosso Hospital Universitário, a UEPG e os nossos pacientes nos proporcionaram”.

Essa responsabilidade com a ética e empatia é uma marca da residência dos HUs da UEPG. O coordenador da Residência Médica, Edek Francisco de Mattos da Luz de Andrade, enfatizou a importância de aliar a competência técnica com o respeito pela ética profissional, empatia pelos pacientes e compromisso com o serviço à comunidade, através do SUS. “Vocês são guardiões da saúde, portadores de responsabilidade de aliviar sofrimento e promover bem-estar. Tornaram-se não apenas especialistas, mas confidentes e guias em momentos críticos na vida de muitos pacientes”.

Para o Diretor Acadêmico do HU, Edmar Miyoshi, formaram-se indivíduos que abraçaram a missão de cuidar do próximo com compaixão, empatia e humanidade. “Somos testemunhas do trabalho, da dedicação incansável e do comprometimento exemplar que cada um dos residentes demonstrou ao longo desse período de formação. Cada um representou o espírito da busca pelo conhecimento, da excelência profissional e do serviço à comunidade”.

“A escolha por fazer uma residência é algo impactante na vida dos profissionais de saúde”, enalteceu a formanda Carolina Ruppel. “É o momento em que é necessário unir a vontade em querer ser melhor e se diferenciar, com todas as forças físicas e emocionais possíveis para sobreviver às jornadas de trabalho exaustivas, sendo aluno e profissional ao mesmo tempo, vivenciando situações difíceis, trabalhando constantemente a mente para seguir em frente e não desistir”. Juntas, ela e Maria Luiza Chemin, as cirurgiãs-dentistas fizeram o discurso em nome dos residentes uni e multiprofissionais formados naquela noite, agradecendo aos HUs e à Universidade pela oportunidade de se especializar no cuidado ao próximo e obter um diferencial para o mercado de trabalho. “Que possamos continuar a aprender, a crescer e a contribuir para a construção de um sistema de saúde mais justo, humano e eficiente”, declarou Maria Luiza. “Que cada um de nós, em nossas diferentes áreas de atuação, possa ser um agente de transformação, promovendo a saúde, prevenindo doenças e proporcionando cuidado de qualidade a todos que dele necessitam”.

Uma bagagem repleta de conhecimento, vivências compartilhadas e laços de amizade. É isso que a professora Jacy Aurélia Vieira de Sousa deseja aos residentes formados. “Fortalecemos o SUS e a ciência devolvendo à saúde pública profissionais especializados e capacitados a integrar os serviços sociais e de saúde, seja em nossa ou em outra região”, comemorou.

Texto e fotos: Aline Jasper

Mais fotos estão disponíveis no link.

 

Skip to content