Posto do Hemepar no HU-UEPG recebe mais de 160 doações de sangue

Posto do Hemepar no HU-UEPG recebe mais de 160 doações de sangue

Um posto de atendimento do Hemonúcleo no Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) trouxe um reforço para as captações de sangue em Ponta Grossa. De 08 a 11 e de 15 a 18 de janeiro, foram recebidos 161 doadores e coletadas 130 bolsas de sangue, entre profissionais que atuam nos HUs e pessoas da comunidade.

A parceria veio atender a um período em que poderia haver uma diminuição nas doações. “No início do ano, as doações sofrem uma queda expressiva por ser período de férias de uma parte significativa da população. Ao mesmo tempo, é um período em que são observados mais acidentes e consequentemente maior necessidade de estoque de sangue”, explica Rafaela Galli, médica hematologista do HU.

“A doação de sangue é bem importante para nossos hospitais universitários, porque atendemos a três Regionais de Saúde (3ª, 4ª, 21ª). São 28 municípios no total, cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas”, pontua a diretora geral dos HUs, professora Fabiana Postiglione Mansani. Em 2023, foram utilizadas nos hospitais da UEPG mais de 6 mil bolsas de sangue, cerca de 500 bolsas/mês.

A técnica em farmácia Eliane Crevelin aproveitou a oportunidade para voltar a doar sangue. Ela, que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HU, conta que já doou em outros momentos, mas gostou de ter a opção no próprio local de trabalho. “É uma alegria muito grande, porque a gente tem amor ao próximo”, contou, sobre a emoção de ajudar a salvar vidas. “Gratidão por ter saúde para estar aqui fazendo essa doação”.

Como enfatiza a médica hematologista, a transfusão de sangue salva muitas vidas. “Com as transfusões, pacientes de diferentes idades e com diferentes problemas de saúde conseguem ter chances de melhor evolução clínica caso apresentem alterações do sangue que podem ser resolvidas através deste procedimento”, explica Rafaela. “Cada doação de sangue permite que sejam produzidos diferentes componentes. Cada transfusão pode ajudar mais de um paciente, pois é possível separar as hemácias (que tratam anemia) do plasma e das plaquetas (que tratam alguns problemas de coagulação)”.

É possível doar sangue várias vezes ao ano. “As doações de sangue são procedimentos rápidos, sendo que a quantidade de sangue a ser retirada na doação depende do sexo e peso do paciente. Essa quantidade de sangue é rapidamente reposta pelo organismo de pessoas saudáveis, não afetando a saúde do doador”, conta Rafaela. “Todas as doações são acompanhadas por profissionais de saúde, sendo que em qualquer eventual desconforto que o paciente apresente durante o procedimento, será imediatamente avaliado pela equipe médica e de enfermagem”.

Para se tornar um doador, é só agendar pelo site do Hemepar. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável legal, que pesem mais de 51 quilos e estejam bem de saúde.

Texto e fotos: Aline Jasper

 

Skip to content