HU-UEPG comemora Dia da Segurança do Paciente com ações lúdicas entre equipes

HU-UEPG comemora Dia da Segurança do Paciente com ações lúdicas entre equipes

No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019. Por conta disso, os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) promoveram na última terça-feira (17) uma ação lúdica com as equipes tanto do HU Geral quanto do Hospital Universitário Materno-infantil (Humai).

“A segurança do paciente é um dos pilares mais importantes em todo o processo do cuidado e da assistência. Está gestão tem buscado estratégias de trabalho, de capacitação e de acompanhamento dos processos vinculados à assistência para cada vez mais atingir níveis de excelência na segurança do paciente em todos os setores”, afirma a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani. Ela lembrou, ainda, que a implantação do checklist de cirurgia segura foi um dos grandes diferenciais dos HU sobre segurança do paciente recentemente, além das capacitações diárias para que as equipes possam estar engajadas nos processos.

As ações específicas foram organizadas pela equipe do Núcleo de Segurança do Paciente. De acordo com a responsável pelo setor, Paula Motta Santos, foi planejado algo que envolvesse os profissionais assistenciais e administrativos dos Hospitais em uma atividade lúdica e alusiva às Metas Internacionais de Segurança do Paciente. “Ao girar a roleta, o profissional respondeu uma pergunta relacionada à meta e ganhou um brinde”, conta. Paula explicou ainda que as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente são: identificação, comunicação eficaz, segurança medicamentosa, cirurgia segura, higiene das mãos/menos infecções e ⁠prevenção de quedas/lesões por pressão.

No período da manhã, a ação foi realizada no Humai com a participação, além da coordenadora Paula, das enfermeiras do Núcleo de Segurança do Paciente Cláudia e Ana Karoline. Já no período da tarde, no HU, participaram as enfermeiras do Núcleo Thaynara, Tainá e Marco Antônio, a coordenadora do Núcleo de Qualidade, Jeanny Franciela Kos Moleta; a psicóloga Juliana; as residentes Ana Paula e Daniela; as estagiárias Deisy e Rafaela; além da diretora-geral Fabiana.

“A segurança do paciente é um compromisso contínuo que exige metas bem definidas e esforço conjunto para garantir um atendimento de qualidade, visando reduzir a ocorrência de erros na assistência, promover melhorias constantes nas práticas de cuidado, garantir que todos estejam treinados e alinhados com as melhores práticas, avaliar e ajustar estratégias de segurança de forma eficaz e melhorar a comunicação e o trabalho em equipe”, finaliza Paula.

Tamanha a importância dada pelos HU-UEPG a questão da segurança do paciente, os Hospitais foram contemplados, no mês de abril deste ano, com o certificado de Alta Conformidade com a segurança do paciente. Essa avaliação é realizada em hospitais que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Larissa Godoy e Tierri Angeluci

 

Skip to content