UEPG investe na segurança do acesso aos Hospitais Universitários

UEPG investe na segurança do acesso aos Hospitais Universitários

Os Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa agora contam com um reforço na segurança e na tecnologia. Catracas eletrônicas com reconhecimento facial e biometria foram instaladas nas entradas do HU e do Hospital Materno-Infantil (Humai).

O objetivo é controlar com precisão a circulação de pessoas nos HUs. “A implantação definitiva das catracas com identificação facial em nossos hospitais traz a tecnologia como ferramenta de gestão, com a qual é possível rastrear em tempo real a circulação de pessoas. Para além da tecnologia, o objetivo principal é a segurança para nossos pacientes e nossos servidores”, explica a diretora geral dos hospitais, professora Fabiana Postiglione Mansani.

“A instalação das catracas de verificação de acesso traz mais segurança aos pacientes e à comunidade que trabalha nos hospitais universitários, bem como registra informações que são muito importantes para acompanhar os atendimentos e a evolução dos serviços”, destaca o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Ele reforça que o uso da tecnologia no acesso aos HUs traz, ainda, transparência para o atendimento público realizado pelo sistema hospitalar, que atende somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O sistema de controle de acesso é um sistema moderno, que permite o reconhecimento facial e biométrico dos seus usuários”, descreve o chefe do Núcleo de Informação e Análise da Situação dos HUs (Nuias), Rodrigo Leite. Para acessar os hospitais, será necessário passar pelas catracas eletrônicas. “São cinco tipos de usuários: colaboradores, alunos, pacientes, acompanhantes e visitantes. O acesso às dependências dos HUs para todos os tipos de usuários será realizado pela leitura facial, porém para os colaboradores o sistema biométrico também será uma opção”. A orientação é de que pacientes, acompanhantes e visitantes realizem seu cadastro e liberação do acesso nas recepções; os colaboradores, na Progesp; e alunos, junto à Direção Acadêmica.

Trabalho conjunto

No segundo semestre de 2023, aconteceram a instalação dos equipamentos e a alimentação do sistema de controle. A parte de infraestrutura contou com o apoio da seção de Infraestrutura Operacional dos HUs e o sistema de controle, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UEPG), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Direção Acadêmica dos HUs (DAC) e Recepções dos HUs. O sistema foi instalado nos servidores dos hospitais e os dados dos colaboradores ativos nos HUs foram importados para o sistema de controle de acesso das catracas, agilizando o cadastro e possibilitando a realização de testes. “Após esta fase foram realizados treinamentos aos setores de recepção, Progesp e DAC, para cadastro dos usuários”, conta Rodrigo.

Sistema de refeições

A Universidade também implantou um sistema desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para gestão dos créditos das refeições nos restaurantes dos HUs. A plataforma online, acessível em dispositivos móveis, é a mesma utilizado nos Restaurantes Universitários (RUs), por meio da qual os usuários vinculados ao sistema fazem o pagamento via Pix, geram um QR Code e escaneiam para validar a entrada. Têm isenção nos pagamentos os funcionários que trabalham em escala 12×36, residentes que atuam por 12 horas diárias, e pacientes e/ou acompanhantes que têm aprovado o auxílio pelo Serviço Social.

Texto e fotos: Aline Jasper

 

Skip to content