UEPG investe na segurança do acesso aos Hospitais Universitários
Os Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa agora contam com um reforço na segurança e na tecnologia. Catracas eletrônicas com reconhecimento facial e biometria foram instaladas nas entradas do HU e do Hospital Materno-Infantil (Humai).
O objetivo é controlar com precisão a circulação de pessoas nos HUs. “A implantação definitiva das catracas com identificação facial em nossos hospitais traz a tecnologia como ferramenta de gestão, com a qual é possível rastrear em tempo real a circulação de pessoas. Para além da tecnologia, o objetivo principal é a segurança para nossos pacientes e nossos servidores”, explica a diretora geral dos hospitais, professora Fabiana Postiglione Mansani.
“A instalação das catracas de verificação de acesso traz mais segurança aos pacientes e à comunidade que trabalha nos hospitais universitários, bem como registra informações que são muito importantes para acompanhar os atendimentos e a evolução dos serviços”, destaca o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Ele reforça que o uso da tecnologia no acesso aos HUs traz, ainda, transparência para o atendimento público realizado pelo sistema hospitalar, que atende somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O sistema de controle de acesso é um sistema moderno, que permite o reconhecimento facial e biométrico dos seus usuários”, descreve o chefe do Núcleo de Informação e Análise da Situação dos HUs (Nuias), Rodrigo Leite. Para acessar os hospitais, será necessário passar pelas catracas eletrônicas. “São cinco tipos de usuários: colaboradores, alunos, pacientes, acompanhantes e visitantes. O acesso às dependências dos HUs para todos os tipos de usuários será realizado pela leitura facial, porém para os colaboradores o sistema biométrico também será uma opção”. A orientação é de que pacientes, acompanhantes e visitantes realizem seu cadastro e liberação do acesso nas recepções; os colaboradores, na Progesp; e alunos, junto à Direção Acadêmica.
No segundo semestre de 2023, aconteceram a instalação dos equipamentos e a alimentação do sistema de controle. A parte de infraestrutura contou com o apoio da seção de Infraestrutura Operacional dos HUs e o sistema de controle, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UEPG), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Direção Acadêmica dos HUs (DAC) e Recepções dos HUs. O sistema foi instalado nos servidores dos hospitais e os dados dos colaboradores ativos nos HUs foram importados para o sistema de controle de acesso das catracas, agilizando o cadastro e possibilitando a realização de testes. “Após esta fase foram realizados treinamentos aos setores de recepção, Progesp e DAC, para cadastro dos usuários”, conta Rodrigo.
Sistema de refeições
A Universidade também implantou um sistema desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para gestão dos créditos das refeições nos restaurantes dos HUs. A plataforma online, acessível em dispositivos móveis, é a mesma utilizado nos Restaurantes Universitários (RUs), por meio da qual os usuários vinculados ao sistema fazem o pagamento via Pix, geram um QR Code e escaneiam para validar a entrada. Têm isenção nos pagamentos os funcionários que trabalham em escala 12×36, residentes que atuam por 12 horas diárias, e pacientes e/ou acompanhantes que têm aprovado o auxílio pelo Serviço Social.
Texto e fotos: Aline Jasper