Notícias

Residentes do HU promovem educação em saúde no distrito de Itaiacoca

Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, acompanhados pela professora Caroline Gonçalves, e participantes do programa Crutac atenderam os moradores da região do Passo do Pupo, no distrito de Itaiacoca, na manhã de terça-feira, 29. O grupo Hiperdia, que acompanha hipertensos e diabéticos pelo SUS, também integrou as atividades educacionais de saúde.

No total, foram atendidas 30 pessoas, sendo 14 hipertensos, 4 diabéticos e 12 usuários do SUS, entre mães e crianças da comunidade. As atividades incluíram aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações sobre alimentação saudável, prática de exercícios físicos com dinâmicas elaboradas pelos residentes e entrega de medicamentos com orientações sobre seu uso. Ao final da manhã, foi promovido um bingo educativo com premiações e um lanche saudável.

Trabalhos de conscientização e educação em saúde são importantes estratégias dos profissionais da área para incentivar o empoderamento dos indivíduos, que passam a ser participativos e atentos no cuidado com a própria saúde e no controle da Hipertensão arterial e Diabetes Mellitus.