HU-UEPG recebe debate sobre violência intrafamiliar

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) sediou hoje (14), em seu auditório, a palestra “Violência Intrafamiliar e os impactos na saúde pública”. O evento foi promovido pelo projeto de extensão “Assessoria para a implantação do protocolo de atendimento às vítimas de violência intrafamiliar no Hospital Regional dos Campos Gerais”.

O objetivo do projeto é implantar um protocolo padrão e qualificar o atendimento às vítimas de violência intrafamiliar dos casos que chegam ao HU-UEPG, através da divulgação das formas de identificação, atendimento e encaminhamentos.

Esse tipo de violência ocorre quando a vítima sofre algum tipo de abuso entre os membros de uma família. A violência infantil é mais frequente sendo cometida por algum parente ou pessoas que tenham função parental e pode ser caracterizada de formas diferentes como: física, psicológica, sexual e negligência.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão e professora do curso de serviço social da UEPG Cleide Lavoratti, o evento faz parte de um calendário que debaterá o tema. “Iniciamos esse projeto em abril e, desde então, a demanda tem aumentado. Criamos um cronograma mensal de capacitação aos funcionários do HU-UEPG que se estende até fevereiro de 2018”.

Os próximos encontros abordarão diversos temas específicos e relacionados ao atendimento das vítimas de violência intrafamiliar além da realização de oficinas temáticas referente ao atendimento das vítimas.

O debate contou com as palestrantes Dra. Maria Cristina Marcelo da Silveira – médica pediatra do Hospital Infantil Pequeno Príncipe – e a M.s Maria Cristina Fernandes Ferreiras – chefe de departamento de promoção de saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA).

Também participaram do evento o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, o diretor do HU-UEPG, professor Everson Augusto Krum, professora da UEPG e assessora jurídica do HU Andressa Pacenko Malucelli, representantes dos projetos de extensão da UEPG e dos hospitais da região.

Confira o calendário das próximas atividades do projeto:

Atividade Data Equipe Duração

Oficinas sobre os sentimentos gerados no atendimento às vítimas de violência (revolta, angústia, dor, luto) e processo de envolvimento-distanciamento.

11/08/2017

2 horas

Oficinas sobre fluxos de atendimento e responsabilidades de cada profissional do Hospital.

Oficinas sobre trabalho interdisciplinar e em rede.

29/08/2017

2 horas

Exames clínicos e ginecológicos, contracepção de emergência.

26/09/2017

2 horas

Capacitação sobre a ficha de notificação da violência (SINAN) e registro da história  das vítimas.

31/10/2017