HU-UEPG oferece cursos de formação em saúde

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) vai ofertar, no mês de agosto, 11 áreas diferentes de formação em saúde, incluindo cursos gratuitos.

A iniciativa da Diretoria Acadêmica e do Centro de Estudos do HU-UEPG tem o objetivo de compartilhar com a comunidade o conhecimento adquirido pelos profissionais que atuam no HU-UEPG através de abordagens práticas que simulam o atendimento e aprofundam os conhecimentos da graduação. Serão utilizadas as experiências que o HU-UEPG obteve com a formação dos residentes multiprofissionais, pioneira na região.

A programação inicia no dia 19 de agosto com o curso em doulas, que permite a capacitação de mulheres para dar suporte físico e emocional durante e após o parto. Também serão ofertados cursos de formação em princípios básicos de ressonância nuclear magnética, reanimação cardiopulmonar e uso de desfibrilador externo automático, odontologia hospitalar neonatal, suporte avançado de vida, ventilação vecânica básica, reações adversas à medicamentos, trauma: avaliação primária e secundária, noções básicas de odontologia hospitalar, tomografia computadorizada em cirurgia oral e estomatologia.

Além dos cursos voltados aos profissionais da saúde, o HU-UEPG também vai disponibilizar a formação em primeiros socorros aberta a comunidade. A inscrição será gratuita e as aulas serão baseadas em cenários interativos onde os alunos simulam o atendimento ao paciente em uma situação de urgência/emergência. A formação em primeiros socorros acontece no dia 02/09 das 8h00 às 12h00 e conta com 16 vagas disponíveis.

É a primeira vez que o HU-UEPG oferta cursos de formação. Segundo o diretor do HU-UEPG, professor Everson Augusto Krum a intenção é ampliar a iniciativa. “Este será um teste para que no próximo ano possamos ampliar o ensino no hospital. Vamos utilizar os cursos para difundir o nosso conhecimento”, explicou.

Para conferir a programação completa com datas, horários e preços acesse o link: http://hu.uepg.br/noticias/confira-a-programacao-completa-dos-cursos-ofertados-pelo-hu-uepg/

Mais informações a partir do dia 1º de agosto.

HU-UEPG utilizará centro de simulação para aperfeiçoamento dos alunos

Visando ampliar a qualidade de ensino, o HU-UEPG utilizará nos cursos de formação, o Centro de Simulação Clínica. O Centro permite que os profissionais do hospital, acadêmicos da UEPG, e os residentes possam treinar suas habilidades antes da prática com pacientes.

A estrutura conta com manequins e equipamentos de última geração, que simulam reanimação cardiopulmonar, manejo das vias aéreas, desfibrilação e tratamento de arritmias, parto normal e até uma ambulância para simular atendimentos emergenciais.

O Centro de simulação também possui enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva, Unidades de Pronto Atendimento, duas salas de reunião, um auditório e duas salas de aula. A implantação do espaço atende a uma tendência mundial de ensino.

Os inscritos nos cursos ofertados também utilizarão a ótima infraestrutura do HU-UEPG, que conta com ressonância nuclear magnética, 2 tomógrafos, 20 leitos de UTI adulto, Leitos da UTI pediátrica e neonatal e Pronto Atendimento referência em trauma.