Curso no HU simula atendimento e segurança do paciente

Estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram nesta quarta-feira (4) do minicurso “Co-simulação realística e segurança do paciente” no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). A atividade faz parte da programação da Semana Acadêmica de Enfermagem, evento promovido pelo Departamento de Enfermagem e Saúde Pública (Densp).

O minicurso teve duração de duas horas e participação de enfermeiros e residentes do hospital, que simularam duas ocorrências e apresentaram os novos equipamentos do Centro de Simulação do HU. Segundo a professora Clóris Regina Blanski Grden, a parceria entre o Densp e o hospital foi essencial para proporcionar um curso prático como este para os estudantes.

Everson Krum, diretor do HU, destaca os benefícios da simulação para o aprendizado. “As técnicas podem ser praticadas e treinadas nos bonecos antes de fazer um contato direto com o paciente, o que pode melhorar a qualidade do atendimento”.

Para a estudante do primeiro ano de Enfermagem, Paolla Gruber, minicursos como esse ajudam a conhecer a rotina hospitalar e a responsabilidade profissional. “Quando entramos na universidade temos uma visão limitada das funções da enfermagem. Na verdade, descobrimos que os enfermeiros podem fazer muitas coisas”.

O Centro de Simulação do HU conta com diversos equipamentos, e sua estrutura tem melhorado devido a novas aquisições. No último mês, foram adquiridos um desfibrilador externo automático, um simulador de ritmo cardíaco, uma incubadora, um berço aquecido e uma cabeça para intubação. O Centro pode praticar todos os procedimentos beira leito e UTI dos enfermeiros, como cuidados básicos, emergência e procedimentos de via aérea avançada, simulando atendimento adulto, obstétrico e neonatal.